Tudo sobre bagagem: Dimensões e preços nas principais companhias aéreas

Neste artigo vamos esclarecer tudo o que você precisa saber para não ter problemas na hora do embarque ou precisar pagar taxas extras ao chegar no aeroporto.

Uma das principais dúvidas de nossos clientes é sobre as regras de bagagem. Nós sabemos o quanto isso pode ser confuso, pois há variação com relação a tamanho, peso… E cada cia aérea ainda pode ter regras diferentes e específicas.

No Brasil, as companhias aéreas seguem as regras de bagagem da ANAC, que são:

Bagagem de mão: A franquia de bagagem de mão é de pelo menos 10kg. Ou seja, os passageiros têm o direito de transportar itens de até 10kg na cabine sem custos adicionais, desde que respeitando as dimensões estipuladas.

Bagagem despachada: atualmente geralmente é paga, mas dependendo da tarifa, a primeira mala pode estar incluída no bilhete.

O tamanho permitido para malas de viagem em voos domésticos são:

Além disso, os passageiros podem transportar um item pessoal (mochilas ou bolsas) com eles. Nesse caso, as dimensões podem variar de acordo com a companhia aérea.

Acompanhe abaixo as especificações das três principais companhias aéreas brasileiras, retiradas diretamente de seus sites:

Azul
Seu item pessoal deve ter as seguintes medidas: altura de 45 cm x largura de 35 x profundidade de 20 cm.

Gol
Seu item pessoal deve ter as seguintes medidas: altura de 55 cm x largura de 35 x profundidade de 25 cm.

Latam
 Seu item pessoal deve ter as seguintes medidas: altura de 45 cm x largura de 35 x profundidade de 20 cm.

A LATAM não exibe preços para compra de bagagens. Em seu site, informa apenas que ao comprar a mala antecipada é possível economizar 30%. Mas nossos consultores podem te passar essa informação sempre que necessário.

Essas são algumas das principais dúvidas que nossos passageiros costumam ter:

1 – O que é considerada bagagem de mão?
Bagagem de mão é uma mala de até 10 kg que você pode levar para dentro do avião durante a viagem. É nessa mala que você deve levar itens pessoais como documentos, dinheiro e eletrônicos.

2 – Quantos quilos pode levar no avião?
Em voos nacionais, a bagagem de mão pode pesar no máximo 10 kg, enquanto as malas despachadas não podem passar de 23 kg. No exterior, a maioria das companhias aéreas permite bagagens de mão pesando entre 8 e 16kg (depende de cada companhia aérea) e bagagens despachadas pesando 23 kg ou 32 kg, levando em conta a classe tarifária e tipo de voo, por exemplo.

3 – Pode levar uma mochila e uma mala de mão?
Sim. A maioria das companhias permite que passageiros carreguem um artigo pessoal além da mala de mão. Pode ser mochila, bolsa, sacola, entre outros. Basta respeitar as medidas estipuladas pela empresa.

4 – Pode levar comida na bagagem de mão?
Em voos nacionais é permitido levar alimentos e bebidas. Já em voos internacionais há restrições quanto ao tipo de alimento, principalmente in natura, como frutas, laticínios, etc.

5 – Como funciona a fiscalização dos padrões das bagagens?
Desde 2019, é a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) que fiscaliza, com a ajuda de uma empresa terceirizada, os padrões das bagagens de mão. As malas fora do padrão deverão ser despachadas nos check-ins das companhias aéreas, e o viajante está sujeito a cobranças de acordo com o tipo de franquia contratado para a viagem.

As regras de bagagem das companhias aéreas internacionais também são bem específicas e podem mudar a qualquer momento. Por isso, sempre confira as condições antes de comprar uma passagem aérea para o exterior.

Quer reservar um bilhete com todas as orientações e segurança necessárias?

#colecionemomentos