Se você nunca fez um cruzeiro e está pensando em fazer, seja no Brasil ou no exterior, anote essas dicas com as informações mais importantes para aproveitar o máximo que essa experiência proporciona!
Embarcar em um cruzeiro é um dos maiores desejos de muitas pessoas, mas também é uma forma muito diferente de viajar. A experiência garante que seja possível conhecer muitos destinos diferentes sem precisar fazer e desfazer as malas ou reservar vários hotéis, e ainda ter acesso a um verdadeiro resort flutuante, com muitas opções de lazer e vários restaurantes.
Mas, como é uma viagem diferente das outras, existem algumas coisas que você deve saber antes de embarcar para poder aproveitar ao máximo sem nenhum transtorno.
Hoje em dia, o mercado de turismo oferece vários tipos e tamanhos de cruzeiros. E apesar de ter muitas empresas de navios de cruzeiro, a maioria segue mais ou menos um mesmo padrão de serviço, com algumas pequenas variações.
Confira as dicas principais:
– Como é uma viagem de cruzeiro?
Muitas pessoas ficam receosas achando que podem ficar entediadas durante uma viagem de cruzeiro, especialmente os mais longos. Saiba que muita coisa pode acontecer num cruzeiro, menos faltar o que fazer! Em todos os navios há muitas atividades, durante o dia inteiro! E tem atividades para atender a todos os públicos possíveis dentro do navio (crianças, jovens, solteiros, casados, idosos, família…). Por isso, todos os dias, os passageiros recebem a programação a bordo com todas as atividades disponíveis, com horário e local de cada uma, e a maioria dessas atividades possuem acesso gratuito para todos os passageiros.
O cruzeiro é uma ótima opção para viagem em família, entre amigos e até mesmo sozinho pois não faltam oportunidades para conhecer novas pessoas e se divertir!
Além disso, você também pode aproveitar a piscina, jacuzzi, brincadeiras, shows, oficinas, palestras, atividades físicas coletivas, danceteria, etc. As atividades irão depender de cada cruzeiro. Há navios que até possuem cassinos!
– Ficamos o tempo todo no navio?
Você pode sair, se quiser!
É possível visitar os locais por onde o seu cruzeiro passa durante as paradas nos portos. Os passageiros podem descer e conhecer um pouco mais a cidade que está visitando. Alguns pacotes incluem excursões em terra firme, mas se você não quiser pagar por isso, basta fazer o passeio por conta e voltar pontualmente no horário (preste muita atenção no horário, pois caso você se atrase, terá que voltar para casa de avião e por sua conta).
– Como saber os locais que posso sair do navio?
Ao buscar a rota do navio, você encontrará algo similar a informação abaixo:
O que significa: que as 20:00 ele estará saindo do Rio de Janeiro em direção à Ilha Grande (mas esse não é o horário do seu check in! O limite máximo para isso vai constar no seu voucher). E então no dia seguinte você poderá aproveitar para conhecer Ilha Grande de 08:00 até o horário estipulado para retorno ao navio, então as 18:00 o navio estará saindo para o próximo destino… Sempre que estiver escrito “Navegando” quer dizer que não haverá nenhuma parada e você estará se locomovendo para algum lugar nesse tempo até a próxima parada. Lembrando que você não precisa sair do navio se não quiser durante as paradas.
– Como são as refeições em um navio?
O navio possui muitos restaurantes espalhados. O café da manhã e o almoço costumam ser servidos em um deles com buffet livre. Para o jantar, a pessoa pode escolher comer no mesmo lugar do almoço (sem lugar marcado) ou no restaurante mais chique que só abre no período da noite (esse último é a la carte). Quando você compra o seu cruzeiro, você escolhe o seu horário de jantar nesse restaurante. Todos os dias, no seu horário escolhido, haverá uma mesa reservada para você. Além disso, há outros pontos de alimentação – pizzaria, lanches rápidos, cafeterias, etc. Há várias opções de refeição – da saudável aos petiscos. Quando você compra uma viagem de cruzeiro, todas as refeições estão incluídas, durante o dia inteiro! A maioria dos locais é liberado para todos os passageiros. Porém podem haver restaurantes de especialidades ou cafeteria que deverá ser paga à parte.
– E como são as bebidas?
Essa é uma das maiores dúvidas dos nossos passageiros! Caso você goste de tomar uma cervejinha ou alguns drinks mais elaborados, escolha um pacote te ofereça esta opção, pois as bebidas não estão incluídas na maioria dos navios, inclusive água! Por isso, na hora que você estiver reservando a sua viagem, o ideal é que você já reserve também qual pacote de bebidas que se adequa mais a você e seus acompanhantes. Existem desde de “Pacotes de bebidas de água”, passando por “refil de refrigerantes” até pacotes de bebidas alcóolicas. Mesmo que você não tenha comprado o pacote de bebidas, você poderá comprar diretamente no navio, porém o valor costuma ser mais elevado – e em dólar! Por isso, nós sempre indicamos que você já inclua o pacote de bebidas que mais se adequar ao seu perfil já no ato da reserva do seu cruzeiro. E lembrando que adquirindo o pacote de bebidas antecipadamente junto com a sua reserva, você pagará em reais e pode ser parcelado junto com o valor do cruzeiro!
– Tenho que levar dólar para um cruzeiro nacional?
A resposta é DEPENDE. A moeda oficial dentro dos navios é o dólar, mesmo nos que ficam somente na costa brasileira durante a temporada. Então tudo o que você comprar dentro no navio vai ser em dólar (bebidas, passeios, serviços extras, souvenirs, etc). Mas é possível fazer o pagamento com cartão de crédito de bandeira internacional também. Então se você não pretende comprar muitas coisas durante a sua viagem e já tiver seu pacote de bebidas, não é necessário levar dólar em espécie. Caso contrário, aconselhamos a já levar a moeda pois a taxa cambial do navio também é mais elevada que o de “terra firme”.
– Quais são os serviços opcionais no navio?
Isso depende de cada navio, porém a maioria deles oferecem serviços opcionais de excursões/passeios que são realizadas nos portos de parada, o SPA (manicure/pedicure, massagens, opções de tratamentos estéticos), pacote de bebidas, jantares em restaurantes especializados e algumas atividades de lazer específicas. Lembrando que esses opcionais são pagos a parte e não estão incluídos no pacote.
– O que levar em uma viagem de navio?
De forma geral, o que você mais vai usar serão roupas confortáveis e informais. Shorts, camisas, bermudas, saias, camisetas, vestidinhos, saídas de praia e roupa de banho. Ah! Não é permitido andar pelos corredores e pelos restaurantes com traje de banho. Porém para o jantar com o comandante, os passageiros devem se vestir de forma mais formal. Aconselha-se vestido para mulheres e paletó para os homens. A vestimenta é formal, mas nada exagerado. Não é um evento “black tie”. E importante: alguns restaurantes dos cruzeiros exigem que o traje para o jantar seja fino (com sapato, blazer etc.). Então, certifique-se do tipo de vestuário exigido em cada restaurante para não perder uma reserva, mesmo que não seja para jantar com o comandante.
Aconselhamos também a levar uma roupa mais quentinha, mesmo no verão do Brasil. O ar condicionado e as baixas temperaturas à noite em alto mar podem exigir um agasalho confortável.
– E quantas bagagens posso levar?
As armadoras de cruzeiros não costumam ter tantas regras quanto as companhias aéreas, porém aconselhamos que você não leve muitas, pois elas ficarão com você na cabine, o que pode deixar sua estadia um pouco desconfortável pois a maioria das cabines não costumam ser tão espaçosas quando um quarto de hotel. Mas no geral, cada pessoa pode levar até 3 bagagens (incluindo a de mão). Algumas horas antes do embarque/desembarque, a tripulação recolherá a sua mala e você demorará um certo tempo até vê-la novamente. Portanto, tenha com você uma bagagem de mão com uma troca de roupa e produtos de higiene básica, para não passar sufoco neste meio tempo.
– Qual é a documentação que devo levar para uma viagem de navio?
Para cruzeiros nacionais, os brasileiros devem levar a carteira de identidade válida (RG) ou qualquer documento de identificação com foto válido no Brasil (CNH, CREA, OAB, etc…)
Para cruzeiros internacionais pelos países do Mercosul, os brasileiros devem levar a carteira de identidade (RG) emitida pela Secretária de Segurança Pública, em bom estado com, no máximo, 10 anos de emissão. Ou, então, passaporte com validade de pelo menos 6 meses antes de sua expiração.
Para cruzeiros internacionais pelo mundo, os brasileiros precisam levar o passaporte válido para todos os países que o navio fizer escala, com validade de até 6 meses antes de sua expiração. Além disso, dependendo do país que o navio vai atracar, é preciso também ter o visto de entrada no país. Por isso, antes de comprar qualquer pacote de navio para o exterior, verifique as exigências de cada país.
Para as crianças em navios com rota nacional, carteira de Identidade (RG) expedida há menos de 10 (dez) anos ou Certidão de Nascimento (apenas para menores de 12 anos), devendo ser apresentados também os documentos de identificação dos pais ou colateral maior, até o terceiro grau, para comprovação de parentesco, ou os documentos de identificação dos responsáveis legais ou das pessoas devida e expressamente autorizadas pelo pai, mãe ou responsável legal, constando prazo de validade e nome do navio na autorização.
Lembrando que, assim como em viagens de avião, o documento utilizado para embarque deve ser exatamente o mesmo informado ao seu agente de viagens no momento da reserva. Então confere isso bem direitinho!
– O que é o seguro viagem para o cruzeiro?
O seguro viagem para cruzeiros marítimos é um seguro feito especialmente para viagens de navio. Ele cobre despesas com assistência médicas e hospitalares, extravios ou danos a bagagens, assistência jurídica e garante auxílios e serviços em caso de qualquer contratempo durante a viagem.
Um detalhe importante, todas as águas oceânicas são internacionais mesmo em viagens dentro do Brasil. Então mesmo que faça um cruzeiro de Santos para a Ilhabela, se estiver em alto mar, você estará em águas internacionais.
Portanto, o seguro de viagem marítimo nacional é o mesmo que o seguro internacional, e as regras de cobertura são as mesmas.
O seguro viagem para cruzeiro pode ser obrigatório dependendo do seu destino e da empresa de cruzeiro. Na Europa, por exemplo, é obrigatório para os 26 países que pertencem ao Tratado de Schengen. Porém, há ainda outros países onde o seguro viagem é obrigatório, como a Venezuela, Cuba, Equador e a Austrália. Então se o seu cruzeiro tem parada em um destes países, fique atento e garanta seu seguro viagem marítimo.
Desde a pandemia de COVID-19, algumas empresas também estão exigindo um seguro com cobertura para casos de infecção pelo vírus.
E mesmo nos países em que não há obrigatoriedade para contratação de seguro, ele é um item altamente recomendado para qualquer viagem. Afinal, o investimento é baixo se comparado às despesas que podem acontecer em caso de qualquer eventualidade.
– Como funciona o embarque e desembarque no navio?
Assim como em uma viagem de avião ou hospedagem em um hotel, você também fara check-in e check-out e este trâmite é realizado no porto onde você embarcará/desembarcará.
Passo-a-passo para o check-in:
– Esteja com a documentação da viagem em mãos;
– Ao chegar no porto de embarque. Se dirija até o balcão da Cia Marítima que vai viajar, apresente seus documentos e siga as orientações;
– Cadastre o cartão de crédito e/ou caução para os gastos a bordo;
– Deixe as suas malas no lugar indicado pela Cia Marítima para despachar – Importante checar também se a sua bagagem está devidamente etiquetada, com a identificação de seu nome, contatos e o número da cabine;
– Passe pela Polícia Federal na porta detectora de metais,
– Entre no navio!
Passo-a-passo para o check-out (na véspera do desembarque):
– Você receberá em sua cabine etiquetas coloridas para colocar em sua bagagem e o extrato da sua conta a bordo;
– É solicitado aos passageiros que as malas sejam colocadas para fora da cabine, no corredor mesmo, normalmente até a meia noite, que é o horário em que a tripulação passa para recolher todas as bagagens para o desembarque na manhã seguinte.
Passo-a-passo para o check-out (no dia do desembarque):
– É solicitado aos passageiros que desocupem as cabines, normalmente antes do café da manhã;
– Fique nas áreas comuns do navio e aguarde a chamada para o desembarque,
– Uma vez desembarcado, as malas estarão em algum lugar fora do navio (armazém) e também serão localizadas pela cor da tal etiqueta que recebeu no dia anterior.
Os cruzeiros possuem uma infinidade de áreas que devem ser desbravadas o máximo que você conseguir. Aproveite as apresentações no auditório, os jantares, hidromassagens e todas as outras regalias oferecidas. É uma experiência que vai ficar para sempre na sua memória!
Quer viver essa experiência em alto mar também?
Fale com uma de nossas especialistas no WhatsApp!