COVID-19: Já é seguro viajar neste momento?

COVID-19: Já é seguro viajar neste momento?

Sabemos que muitos de vocês estão se fazendo essa pergunta. Por isso reunimos aqui algumas informações que vão sanar suas principais dúvidas e te ajudar a decidir sobre isso.

Há praticamente dois anos que convivemos com a pandemia, e durante todo esse tempo as informações mudam todos os dias, e cada país tem uma orientações e restrições diferentes, o que acaba dificultando o acompanhamento e entendimento das informações que são mais importantes para você. Por isso não é tão simples decidir se é seguro viajar agora ou não. E por isso reunimos aqui as principais questões sobre isso e o que você pode fazer para diminuir os riscos de contaminação em viagens.

                Já é possível viajar nesse momento?

Sim, porém algumas questões devem ser levadas em consideração. No Brasil o momento é de queda da média móvel de mortes e contaminações pelo coronavírus, mas a pandemia ainda não acabou. Em muitos países os números voltaram a aumentar, o que demanda atenção e cuidado da parte de todos nós, principalmente por conta das novas variantes. Por isso, para quem vai viajar é importante que seja um turista responsável, respeitando sempre as regras de distanciamento social, circulação, uso de máscara e orientação das autoridades locais.

                Como saber quais são os requisitos de entrada em cada país?

Cada local tem restrições específicas, que variam inclusive de onde você reside e por onde você esteve nos últimos meses, incluindo até cidades onde o voo fez conexão. Para saber de forma correta e atualizada sobre as informações de cada localidade, aconselhamos que se informe através das recomendações de autoridades locais, como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caso queira ver de forma facilitada os requisitos de entrada para qualquer país, o site Restrições de viagem da Covid-19 pode te ajudar com isso. Mas lembrando que a melhor formar de se informar ainda é através dos canais oficiais do governo local ou de nossa equipe de atendimento, que se atualiza diariamente sobre as restrições de viagem para brasileiros pelo mundo.

Existe algo que facilite minha viagem?

                Para vacinados, sim. A comprovação de que você tomou a vacina pode se tornar obrigatória em diversos destinos e atrações. Previna-se e tenha ela em mãos, caso seja necessária. A maneira mais indicada para comprovar que você tomou a vacina contra a Covid-19 é emitindo um certificado de vacinação através do Conecte SUS.

                O que é o Conecte SUS?

É uma ferramenta criada pelo Ministério da Saúde. A ideia é que imunizados contra a Covid-19 tenham o certificado com dados da vacinação no celular ou computador, assim facilitando o controle nas viagens. No Conecte SUS é possível emitir um certificado que comprova a imunização em português, espanhol ou inglês, onde consta a data da vacinação, laboratório da vacina, nome da vacina, lote, código do vacinador e local onde a vacina foi aplicada. O certificado conta ainda com um QR Code para validação dos dados, algo bem importante, já que alguns países o exigem para aceitação do comprovante. Você pode acessar o Conecte SUS tanto pelo celular (disponível para Android e iOS) quanto pelo site.

 

                Como me proteger durante minha viagem?

São as mesmas orientações e protocolos que devemos seguir a todo momento, mesmo em nossa casa: lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel, evitar tocar os olhos, boca e nariz, usar máscara de proteção e manter o distanciamento social.

                Existe algum protocolo diferenciado nos aeroportos?

O uso de máscara é obrigatório tanto nos voos quanto para transitar por aeroportos durante a pandemia. Algumas companhias aéreas, inclusive, exigem tipos específicos de máscaras. Além disso, podem haver novas normas em relação à bagagem e ao serviço de bordo e outras condições de embarque. Verifique as regras específicas diretamente com a companhia ou com nossa equipe de atendimento.

                O que fazer se tenho uma reserva e preciso cancelar?

O primeiro passo é entrar em contato com a cia aérea, hotel ou agência de viagem com a qual você fez as suas reservas e conferir as políticas de cancelamento vigentes durante a pandemia. Se tiver feito seguro viagem, entre em contato também com a sua seguradora. Aconselhamos que leia a Lei estabelece regras para cancelamento e remarcação de viagens e eventos (14.046/20).

                Meu seguro viagem cobre cancelamento decorrentes do coronavírus?

Depende do serviço contratado no momento da reserva. Existem atualmente muitas opções de seguradores que disponibilizam seguro específico para viagens durante a pandemia, por isso verifique isso com a seguradora ou com sua agência de viagem para saber qual é a melhor opção para você.

Faça a cotação do seu seguro viagem conosco!

Aos poucos as coisas estão melhorando e em breve poderemos voltar a viajar pelo mundo sem as restrições sanitárias atuais. Mas para que isso ocorra o mais breve possível, precisamos trabalhar juntos para que a pandemia acabe de uma vez! Ande sempre com máscara, álcool gel e siga as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é uma fonte reconhecida e confiável de notícias e informações a nível global.

Agora que você já sabe que pode viajar, dentro das regras e orientações fornecidas, fale com nosso time de consultores para ter uma viagem mais segura e inesquecível!