Vai sair de férias depois de um ano de muito trabalho? Planeja visitar parentes que moram em outro país? Ou está viajando para praticar algum esporte? Então, além de ter malas feitas, as passagens compradas, os hotéis reservados e o seu roteiro pronto, não saia de casa sem um seguro viagem.
Seja o seu destino uma cidade brasileira ou o exterior, é muito recomendável fazer um seguro viagem para saber que você e seus acompanhantes serão bem assistidos, caso algum imprevisto aconteça. É claro que ninguém espera por isso, mas o seguro existe exatamente para que você não precise se preocupar com dinheiro e burocracia em um eventual momento difícil, durante uma viagem.
Algumas das vantagens seguro viagem são:
- Preços acessíveis: muitas pessoas pensam que o seguro é caro, mas existem diversas opções e apólices diferentes, que muitas vezes não representam nem 2% do valor total de sua viagem;
- Extravio de bagagem: esse é um problema comum nos aeroportos de todo o mundo e causa bastante desconforto. Porém, o seguro viagem cobre todos os custos de atraso, danos a malas durante a estadia, além de ajudar você na localização de sua bagagem;
- Assistência médica e odontológica: garante atendimento gratuito em caso de emergência em hospitais conveniados, ou um reembolso por um valor que tiver que pagar por um dos eventos cobertos;
- Assessoria jurídica: inclui reembolso de honorários pagos a advogados, em caso de envolvimento em acidente de trânsito na viagem, por exemplo;
- Medicamentos: o seguro viagem também cobre as despesas com remédios que sejam receitados em função de eventos cobertos dentro do período do passeio;
- Assistência médica para gestantes: mulheres grávidas têm maiores possibilidades de sentir algum mal-estar e podem precisar de atendimento emergencial;
- Assistência médica para idosos: viajantes da melhor idade devem viajar com um plano especial para a sua idade, pensando em ter todo o suporte que precisarem;
- Traslado de corpo: o seguro viagem oferece o reembolso das despesas com liberação e transporte de corpo até a cidade dos segurados, em caso de falecimento durante a viagem.
Os seguros viagem podem ser individuais, em que o segurado é apenas o contratante, ou coletivos e oferecem também cobertura para viagens que visem a prática de esportes radicais ou na neve.
Agora que já listamos as principais vantagens de adquirir um seguro viagem, vamos listar algumas perguntas mais comuns que nossos clientes nos fazem, mas caso você tenha outras dúvidas, fale com nossa equipe de atendimento.
- O que é o seguro viagem:
O seguro viagem é a única forma de viajar com segurança e tranquilidade, pois é uma ferramenta que protege ao viajante de imprevistos ou acidentes, e, caso eles ocorrerem, ajuda a resolvê-los da melhor forma possível, procurando evitar ou minimizar os prejuízos.
Independentemente da duração da estadia, o perfil do passageiro, o motivo da viagem ou a duração, contar com um seguro de saúde oferece tranquilidade desde o momento do embarque até o retorno do viajante ao país de origem.
- Quais são as coberturas de um seguro viagem?
A cobertura do seguro viagem pode variar, de acordo com o produto escolhido, ou com o perfil ou requerimento do viajante, o destino da viagem e também a idade dos viajantes, assim como doenças preexistentes também podem variar de acordo com a cobertura.
Em termos gerais, o seguro viagem tem uma ampla cobertura, incluindo despesas médicas, hospitalares e odontológicas, tanto de urgência como de emergência, consultas com especialistas, traslado de familiar acompanhante, repatriação sanitária ou de restos mortais.
Além disso, o seguro viagem também inclui os serviços de localização ou reposição de bagagem extraviada, remarcação da passagem de ida ou volta diante casos de imprevistos médicos ou climáticos, assistência jurídica e pagamento antecipado de fiança.
- Em quais países é obrigatório ter um seguro de viagem?
Embora contar com uma cobertura de saúde seja importante para se sentir seguro e protegido independente do destino da sua viagem, para entrar em alguns países da Europa ter um seguro viagem é obrigatório.
Os países onde a contratação do seguro viagem é um requerimento obrigatório são aqueles que estão dentro do Tratado Schengen. Eles são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Países baixos, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça. Também é obrigatório ter seguro de viagem para o Equador e a Venezuela.
O Tratado Schengen, um acordo administrativo entre Estados que impõe regras para a permanência e circulação de pessoas dentro do território dos países assinantes, requer que os estrangeiros que viajem ao Velho Mundo possuam obrigatoriamente um seguro viagem com uma cobertura mínima de 30.000 euros, ou seu equivalente em dólares.
Muitos países possuem regras específicas de cobertura para seguro viagem, por isso, a melhor forma de saber qual seguro contratar é com nossos consultores, que estão preparados para te ajudar a escolher um perfeito para sua viagem.
- Como escolher o plano de assistência ao viajante adequado para viajar tranquilo?
O seguro viagem adequado sempre é aquele que tenha em conta os requerimentos de cada caso. Além do da duração e o destino da viagem, outros fatores devem ser considerados para contratar uma cobertura. Pessoas com doenças preexistentes, mulheres grávidas ou idosos requerem cuidados especiais.
O tipo de viagem também influencia na escolha do plano adequado de assistência ao viajante. Por exemplo, quando transportar equipamento tecnológico ou esportivo, uma cobertura especial para eles também é importante par que você garanta a segurança dos mesmos.
- Vantagens de ter um seguro de viagem
Imprevistos acontecem, mesmo quando você está de férias! Ninguém está livre de ficar doente ou ter um acidente quando está viajando, por isso contar com um seguro viagem é importante para estar protegido.
Ter um seguro viagem ajudará a evitar despesas não planejadas, como gastos médicos ou farmacêuticos, que costumam ser bem altos em alguns países, como Estados Unidos, por exemplo. Também será fundamental para garantir o ingresso nos países onde contratar uma cobertura é obrigatória.
Outro benefício de ter um seguro de viagem é que você estará protegido em diversas situações, como cancelamento ou remarcação da viagem por questões médicas ou climáticas, perda de bagagem ou documentos, além de contar com assistência jurídica e funerária.
- Seguro viagem cobre covid-19?
Geralmente, não cobre! Seguradoras em geral não oferecem cobertura em pandemias, já que é considerado “riscos excluídos” na apólice do seguro. Esses riscos que não entram na cobertura médica prevista na apólice, são casos relacionados a surtos, epidemias ou pandemias.
Por isso o seguro viagem comum não tem cobertura para COVID-19, que atualmente é a doença que está declarada como pandemia. Mas vivemos dias atípicos, com isso as seguradoras se adaptaram ao novo cenário e muitas passaram a oferecer planos com cobertura adicionais e específicas de seguro viagem covid-19 para os viajantes. Nós temos aqui muitas opções de seguradoras que atualmente estão oferecendo cobertura adicional para COVID-19, para saber mais detalhes sobre cada uma delas, entre em contato com nossa equipe de atendimento!
Agora que já listamos o mais importante que você precisa saber sobre seguro viagem, fale com nosso time de consultores para ter uma viagem mais segura e protegida!